23ºCongresso Português de Cardiopneumologia

congresso-cardiopneumologia---cartaz-email

                    Site

Início
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 

cabealho_nc1

 

Dando continuidade à newsletter científica produzida pelos núcleos de estudo da APTEC, enviamos-lhe a 1ª edição do ano de 2018. 

Esperamos contribuir para elevar a qualidade e a excelência dos Cardiopneumologistas. 

Boas leituras!

A Direção Nacional

O NEFiRS - Núcleo de Estudos em Fisiopatologia Respiratória e Sono - recomenda a leitura de: 

"Recommendations for a Standardized Pulmonary Function Report. An Official American Thoracic Society Technical Statement"
Revista: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, 2017
DOI: http://doi.org/10.1164/rccm.201710-1981ST

No passado dia 1 de Dezembro de 2017 a American Thoracic Society publicou a primeira guideline sobre a uniformização do relatório da prova funcional respiratória. Esta publicação é bastante pertinente pois permite a harmonização na partilha de informação entre laboratórios.
O NEHEP - Núcleo de Estudos de Hemodinâmica, Electrofisiologia e Pacing - recomenda a leitura de:

"Percutaneous coronary intervention for the left main stem and other bifurcation lesions: 12th Consensus document from the European Bifurcation Club"
Revista: EuroIntervention, 2018
DOI: http://doi.org/10.4244/EIJ-D-17-00622

O tratamento percutâneo das lesões do tronco comum e das bifurcações desde cedo constituiu um desafio aos cardiologistas de intervenção.

Este documento de consenso do Clube de bifurcações da EAPCI, traduz as prácticas e as técnicas mais actuais no tratamento deste tipo de lesões.
O NEPC - Núcleo de Estudos em Perfusão Cardiovascular - recomenda a leitura de:

"A pilot goal-directed perfusion initiative is associated with less acute kidney injury after cardiac surgery"
Revista: J. Thoracic Cardiovascular Surgery, 2017
DOI: http://doi.org/10.1016/j.jtcvs.2016.09.016

A insuficiência renal aguda pós cirurgia cardíaca é uma condição conhecida e que se manifesta em aproximadamente 20 a 40% dos doentes operados.

Este estudo pretende evidenciar as vantagens de uma nova estratégia de perfusão cardiovascular baseada na análise e manipulação de um conjunto de factores clínicos e de ordem técnica, que podem estar associados a uma redução da insuficiência renal aguda pós cirurgia cardíaca. Esta nova estratégia traz alterações à forma tradicional de condução da circulação extra-corporal, no intuito de adaptá-la às necessidades de cada paciente em particular e denomina-se: Perfusão guiada por objectivos ou "Goal-directed Perfusion"
O NEsE - Núcleo de Estudos em Eletrocardiologia - recomenda a leitura de:

"Diagnosis of interatrial block"
Revista: Journal of Geriatric Cardiology, 2017
DOI: http://doi.org/10.11909/j.issn.1671-5411.2017.03.007

O denominado Síndroma de Bayés consiste na associação do Bloqueio Interauricular com Fibrilhação e Flutter Auricular.

Este artigo permite explicar os mecanismos eletrofisiológicos, estruturais e respetivas implicações clínicas assim como diagnosticar no ECG de 12 derivações esta entidade. Tema já falado, anteriormente, por investigadores de vários países: http://doi.org/10.1016/j.jelectrocard.2012.06.029
O NEUC - Núcleo de Estudos em Ultrassonografia Cardiovascular - recomenda a leitura de:

"Role of Two-Dimensional Speckle-Tracking Echocardiography Strain in the Assessment of Right Ventricular Systolic Function and Comparison with Conventional Parameters"
Revista: Journal of the American Society of Echocardiography, 2017
DOI: http://doi.org/10.1016/j.echo.2017.06.016

Destacamos um artigo de revisão que visou a avaliação da função ventricular direita comparando a avaliação da deformação miocárdica por speckle tracking com parâmetros convencionais.

Os autores concluíram que em pacientes com perfil de baixo risco os métodos tradicionais são eficazes na avaliação da função ventricular direita, no entanto a avaliação da deformação miocárdica por speckle tracking terá uma maior sensibilidade e precisão para avaliação de disfunção ventricular direita em pacientes com hipertensão pulmonar, tromboembolismo pulmonar, insuficiência cardíaca, enfarte do miocárdio, cardiomiopatias ou doença valvular.

Este é mais um estudo que aponta para as mais valias da avaliação da deformação miocárdica como técnica mais sensível para a deteção de disfunção ventricular, desta feita focada na avaliação da função ventricular direita.
footer