Início Conheça APTEC
Carta do Presidente PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Caro(a) associado(a):

Das eleições do dia 12 de março na Curia, surgiram os novos órgãos sociais da APTEC. A cerimónia de Tomada de Posse realizou-se no dia 30 de abril na biblioteca de São Lázaro, em Lisboa. 

presidenteEsta equipa, que abrange todas as áreas de intervenção da Cardiopneumologia, permite agregar todos os seus conteúdos, incorporando nela uma imagem de independência de tudo e de todos. Não pretendemos ser um grupo fechado, mas sim assimilar cardiopneumologistas que estejam dispostos a partilhar dos nossos ideais. Estamos aqui para trabalhar, para dar o nosso contributo, sempre positivo para discussão de todos os assuntos que se julguem pertinentes.

A história recente tem apresentado tópicos quentes, preocupações, dúvidas, entre as quais, a alteração da base de acesso à profissão. Qual o perfil de competências do profissional que deriva da Fisiologia Clínica? O mesmo do que provinha da licenciatura em Cardiopneumologia? Qual o seu grau de especialização em 2º ciclo? Qual a oferta de mercado? Aliás, entre colegas, surge a própria questão do título profissional. Estamos de braços abertos para participar em fóruns de discussão, no que se relacione com a melhoria da profissão.

A APTEC terá que ser capaz de apresentar os seus pontos de vista, junto das autoridades competentes, tornando-se obrigatório atualizar o documento relacionado com o perfil do Cardiopneumologista. Será certamente desafiante.

E quanto à sociedade civil: estará esta segura pela usurpação de funções a que assistimos?! É premente a necessidade do Estado ser capaz de exercer o papel fiscalizador e garantir a saúde pública. Pretendemos trabalhar no sentido de alertar o cidadão comum para a questão do trabalho não-qualificado na nossa área, denunciando-o às entidades competentes. Queremos ser pró-ativos.

A autorregulação profissional é um tópico importante para nós! Temos vindo, unidos com as outras associações a caminhar, no sentido da criação da Ordem. Estamos em crer que não existe alternativa válida à mesma e que os objetivos a que se propõe são válidos. Como podemos garantir a segurança do utente sem esta? Depende das entidades competentes dar o último passo.

A APTEC tem a obrigação de avançar para a linha da frente. É nosso intuito estabelecer parcerias com entidades, potenciar sinergias com sociedades científicas, empresas, sendo que o objetivo fulcral terá que ser a partilha dos mesmos ideais.

Concluindo, deixo o alerta que a APTEC não existe apenas como um marco na organização e partilha de assuntos científicos. Pretendemos responder às questões que a saúde, o ensino, a profissão, a sociedade nos obrigue. Ansiamos unir os Cardiopneumologistas em torno da sua Associação. Esperamos poder contar com a participação de todos!

Atentamente,

asinatura

(Nuno Daniel Costa)

Presidente da Direção Nacional

 

100 dias de mandato APTEC

Caro(a) associado(a) Cardiopneumologista,

Após a data marcante dos 100 dias de mandato da direção nacional, serve o presente para remeter um comunicado dedicado a esta matéria, que permitirá informar-se sobre o caminho e linhas de ação.
Contamos com a sua colaboração para elevar o nome da Cardiopneumologia e da APTEC.

Comunicado (Página 1) (Página 2)

 

Comunicado – Balanço do ano de 2016

Caro(a) associado(a) Cardiopneumologista,

Terminamos o ano de 2016 com um sentimento de dever cumprido. Através do 21º Congresso Português de Cardiopneumologia e da colaboração anual dos núcleos de estudo NEHEP e NEFiRS, proporcionamos 66 horas de atividade científica que contou com a presença no total de 480 participantes.

Representámos ainda os Cardiopneumologistas em 38 eventos a nível nacional no âmbito de diferentes temáticas, marcando ainda presença em inúmeras reuniões de grupos de trabalho. Foi possível através do NEFiRS realizar 77 espirometrias junto da população em ações de promoção de saúde.

Em balanço, consideramos que foi um ano positivo para a Cardiopneumologia em diferentes aspetos. No ano de 2017 pretendemos dar continuidade ao trabalho desenvolvido, contando com o seu apoio.

Elaborámos um documento com a descrição pormenorizada de toda a atividade da APTEC no ano de 2016 que pode consultar em anexo.

A Direção Nacional

 

Comunicado – Balanço do ano de 2016