23ºCongresso Português de Cardiopneumologia

congresso-cardiopneumologia---cartaz-email

                    Site

Pedido Patrocínio Científico

PÁGINAS FACEBOOK DA APTEC

logoAptec_old 

 

logo nehep

 

logo nefirs

 

logos neuc

 

logo nepc 1

 

logo nese

 

foto_2

Canal Youtube

 

Página Facebook Fórum das Tecnologias da Saúde

APTEC membro do

logoForumTS

Entidade Parceira

racs_logo

Início
Newsletter Científica 2018 - Edição 3
Segunda, 30 Julho 2018 15:49
Já está disponível a Newsletter Científica 2018 - Edição 3, Ano 2018
 

 

JustNews - "Especial Cardiopneumologia" - Hospital Publico

A Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC), enquanto promotora do desenvolvimento técnico-científico dos profissionais e alunos, aposta constantemente na formação contínua e batalha-se pela excelência da prática.

Nesse sentido, no passado mês de abril, organizou o 23.º Congresso Português de Cardiopneumologia que foi destaque no Dossier do Jornal "Hospital Público" que reuniu um conjunto de artigos que abordaram alguns temas apresentados nesse congresso.

imagem1

(clique na imagem)

 

Comunicado: Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar

A Direção Nacional da APTEC emitiu um comunicado relativo à revisão da carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar do Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. (INEM, I.P.), no que se refere à sua formação e competências.

comunicado





(clique na imagem)

 

Sou Licenciado e agora?

No âmbito da missão da Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC), elaborámos um conjunto de perguntas e respostas por forma de esclarecer as potenciais primeiras dúvidas dos novos Cardiopneumologistas antes de ingressarem no mundo do trabalho.

Parabéns a todos os recém-licenciados em Fisiologia Clínica da ESTeSL, ESTeSC, ESALD e em Cardiopneumologia da ESS-IPP e ESSCVP.


Fórum Tecnologias da Saúde

Na sequência da eleição da nova Direcção do PSD, o FTS solicitou reunião e foi recebido no dia 28 de Junho. A reunião teve como objectivo dar a conhecer o trabalho realizado e reforçar a necessidade de criar a Ordem dos Técnicos de Saúde.

36436129_1851943551494175_7632638518329606144_n

                                                                                                                                                                                                

Política de Privacidade - Atualização 

 

A Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas procedeu à atualização da sua política de privacidade em sequência da alteração do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

 

Comunicado Auscultação da APTEC na ACSS

Serve o presente para partilhar o comunicado da Direção Nacional relativo ao exercício profissional bem como alteração legislativa do decreto-lei n.º 320/99.

comunicado

 

 

 

 

(clique na imagem)

V VenTS - Atualização em VMNI - Patrocínio Científico Atribuído

No dia 9 de Junho de 2018 decorrerá a formação "V VenTS - Atualização em VMNI" nas instalações da Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto, organizado pela área científica da Cardiopneumologia.

O evento tem como objetivos proporcionar o complemento na formação e a atualização técnico-científica na área da ventilação mecânica não invasiva, bem como, o treino de competências práticas na adaptação, monitorização e interpretação.

O Conselho Cientifico da Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC) decidiu atribuir Patrocínio Científico a este evento.

 

 

Para mais informações:

 


10º Encontro Nacional das USF

Decorreu no passado dia 26 de maio o "10º Encontro Nacional das USF", em Gondomar, organizado pela Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional (USF-Associação Nacional). 

O Grupo de Trabalho para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários da APTEC foi convidado a estar presente na sessão de abertura e nos trabalhos, sendo representado pela Coordenadora e Cardiopneumologista Catarina Possacos.

 

I Congresso Nacional Fisiologia Clínica 

 As instituições de ensino que ministram a licenciatura de Fisiologia Clínica organizaram o "I Congresso Nacional de Fisiologia Clínica/3rd International Meeting of Clinical Physiology" que decorreu nos dias 18, 19 e 20 de maio, em Idanha-a-Nova.

O Conselho Científico da Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC), após análise cuidada do programa científico do evento, deliberou a atribuição do patrocínio científico.

Pela relevância da iniciativa da ação, a APTEC fez questão de estar presente na Sessão de Abertura a convite da Comissão Organizadora, estando representada pela vogal da Direção Nacional, Cardiopneumologista Sónia Mateus.

                                                   i congresso nacional fisiologia clnica

Cardiopneumologia na comunidade - Núcleo de Saúde mais próxima

 A APTEC em colaboração com o "Núcleo de Saúde Mais Próxima" da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vão desenvolver várias atividades de promoção de saúde no âmbito da função respiratória, com a realização de espirometrias. 

- Campanha de sensibilização das doenças respiratórias (11 de junho a 7 de setembro nas 24 freguesias de Lisboa);

- Iniciativa do colaborador mais saudável que decorrerá na semana de 22 até 26 de outubro de 2018 (em Lisboa);

- Outras ações de promoção de saúde, a agendar durante o ano corrente.                                                                                                                                                                                                                                 

6 de maio - Dia Mundial do Perfusionista

"Há 65 anos, no dia 6 de maio de 1953, o cirurgião cardíaco John Gibbon Jr. revolucionaría para sempre a cirurgia cardíaca, ao usar pela primeira vez com sucesso a máquina de circulação extracorporal por ele desenvolvida nos anos anteriores, à qual chamaram máquina coração-pulmão. Este facto marcaría o início de uma nova era na cirurgia cardíaca!

Graças a Gibbon e toda a sua equipa, foi possível em mais de 60 anos realizar milhões de cirurgias cardíacas em segurança, salvando a vida de milhões de pacientes em todo o mundo.

Enquanto John Gibbon realizava a cirurgia, a sua mulher Mary Gibbon, que também participou em todo o processo de desenvolvimento da máquina de circulação extracorporal, encarregava-se da preparação do circuito e incluindo o seu complexo manuseamento durante toda a cirurgia. Criava-se assim uma nova técnica denominada de Circulação Extracorporal, ou Perfusão Cardiovascular. Por conseguinte, internacionalmente surgiu nessa data uma nova denominação profissional - Perfusionista.

É devido a esta sequência de acontecimentos que hoje, dia 6 de maio, é o dia mundial do Perfusionista, integrado na sua semana mundial dedicada.

A Perfusão Cardiovascular é uma das áreas de atuação dos Cardiopneumologistas, com uma intervenção preponderante nos dias de hoje não só na cirurgia cardíaca, como também em técnicas como o Extracorporeal Membrane Oxigenation (ECMO), assistências cardiocirculatórias e respiratórias,  re-aproveitamento sanguíneo peri-operatório, perfusão regional em oncologia, doação e preservação de órgãos em assistolia, CEC em procedimentos não cardíacos, entre outros.”

Saudações Associativas,
Núcleo de Estudos em Perfusão Cardiovascular - APTEC

                                                         perfuso nepc

 

Newsletter Científica

Dando continuidade à newsletter científica produzida pelos núcleos de estudo da APTEC, disponibilizamos-lhe a 2ª edição do ano de 2018. 

Esperamos contribuir para elevar a qualidade e a excelência dos Cardiopneumologistas. 

Boas leituras!
A Direção Nacional

 
O NEFiRS - Núcleo de Estudos em Fisiopatologia Respiratória e Sono -  recomenda a leitura de: 
"Effects of continuous positive airway pressure on cardiovascular biomarkers in patients with obstructive sleep apnea: a meta-analysis of randomized controlled trails"
Revista:  Sleep and Breathing, April 2018
DOI: 10.1007/s11325-018-1662-2
A presente meta-análise incluiu 15 centros e 1900 pacientes com o objetivo de quantificar os efeitos da terapia por pressão positiva (CPAP), utilizada no tratamento da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), nos biomarcadores cardiovasculares e para estabelecer factores preditores de resposta à terapia. Os resultados desta meta-análise concluem que os pacientes com SAOS sob CPAP têm melhoria nos marcadores inflamatórios, nos marcadores de rigidez arterial e nos marcadores de função endotelial. 
 
O NEHEP - Núcleo de Estudos de Hemodinâmica, Electrofisiologia e Pacing -  recomenda a leitura de:
"Chronic Total Occlusion Percutaneous Coronary Intervention: Evidence and Controversies"
Revista: Journal of the American Heart Association, January 2018
DOI: 10.1161/JAHA.117.006732 
Este artigo é uma revisão sumária da evidência dos benefícios clínicos na intervenção coronária percutânea em oclusões crónicas totais. Este providencia recomendações para a prática clínica, assim como  no que diz respeito à probabilidade de sucesso, risco de complicações e estratégias de abordagem.
Apresenta-nos um esclarecimento importante no tema controverso que é a intervenção coronária percutânea em oclusões crónicas, reunindo quatro importantes estudos: EXPLORE23, DECISION-CTO e EURO CTO.
 
O NEPC - Núcleo de Estudos em Perfusão Cardiovascular -  recomenda a leitura de:
"Pre-hospital extra-corporeal cardiopulmonary resuscitation"
Revista:  Scandinavian Journal of Trauma, Resuscitation and Emergency Medicine, April 2018
DOI: 10.1186/s13049-018-0489-y 
A reanimação cardiopulmonar em doentes com paragem cardíaca fora de ambiente hospitalar, continua nos dias de hoje a ser um desafio com baixas taxas de sobrevida. A Reanimação Cardiopulmonar Extracorporal (ECPR) é uma técnica recente que oferece um maior fluxo sanguíneo e uma maior entrega de oxigénio durante a paragem cardíaca que as tradicionais compressões torácicas externas. A ECPR pré-hospitalar é deste modo a concorrente directa da reanimação convencional para reduzir o tempo entre a paragem cardíaca e o restablecimento do fluxo sanguíneo, melhorando os outcomes em pacientes com paragem cardíaca fora de ambiente hospitalar. Este artigo revê e descreve esta técnica enfatizando as evidências publicadas na literatura, abordando também a selecção de candidatos, a logística e as complicações associadas a este procedimento.
 
O NEsE - Núcleo de Estudos em Eletrocardiologia -  recomenda a leitura de:
"The electrocardiographic “triangular QRS-ST-T waveform” pattern in patients with ST-segment elevation myocardial infarction: Incidence,
pathophysiology and clinical implications" 

Revista: Journal of Electrocardiografy, January - February 2018
DOI: 10.1016/j.electrocard.2017.08.023
A morfologia triangular (TW-triangular waveform) englobando a despolarização ventricular, o segmento ST e a onda T constitui um padrão incomum de ECG no enfarte agudo do miocárdio que identifica um conjunto de doentes com alto risco de desenvolvimento de fibrilhação ventricular e choque cardiogénico.
 
O NEUC - Núcleo de Estudos em Ultrassonografia Cardiovascular -  recomenda a leitura de:
"Focus Cardiac Ultrasound Core curriculum and core Syllabus da European Association of Cardiovascular Imaging"
Revista: European Heart Journal – Cardiovascular Imaging, February 2018
DOI: 10.1093/ehjci/jey006
Ao longo deste documento é descrita uma estrutura universal para programas de estudo e de treino de profissionais de saúde (Cardiopneumologistas, Cardiologistas, Anestesistas, Intensivistas) na realização do Focus Cardiac Ultrassound (FoCUS). O FoCUS deve ser por definição um exame com objetivo dirigido, orientado na clínica, simplificado, sensível ao tempo, qualitativo ou semi-qualitativo e realizado no local de emergência por profissionais de saúde competentes para o mesmo.
São sugeridos como principais alvos na realização do FoCUS a função sistólica global do ventrículo esquerdo, ventrículo ireito e seus tamanhos; existência de derrame pericárdico/tamponamento cardíaco; avaliação de volume intravascular, sinais graves de doença cardíaca crónica; anomalias graves nos aparelhos valvulares e massas volumosas intracardíacas.
Como principais cenários/condições que podemos encontrar temos o compromisso circulatório/choque; paragem cardíaca, dor no peito/dispneia; trauma cardíaco, compromisso respiratório e síncope/pré-síncope.
A todos os que realizam o FoCUS é fortemente recomendada a leitura desta actualização na sua padronização.

                                            

31º Aniversário - Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas

Findo o ano comemorativo do 30° aniversário da APTEC, o balanço foi positivo e marcante.
Neste enquadramento, a Direção Nacional desenvolveu vários projetos de comemoração e aproximação a cada um dos seus associados - sessões evocativas (Sala Museu no 22.º Congresso Português de Cardiopneumologia), linha gráfica própria, revitalização de eventos marcantes (Sessões Técnico-Científicas da Noite em Cardiopneumologia), inquéritos, entre demais atividades. Em todos estes momentos, a vitalidade dos associados foi decisiva!
A história da APTEC é construída diariamente, em cada ação dos seus associados. Todos os dias somos desafiados a trabalhar em prol da excelência dos Cardiopneumologistas, promovendo a profissão e cultura técnico-científica.

Celebrado

o 31.º aniversário da APTEC, novos desafios surgem! Contamos consigo!

Saudações

 

O "Lisbon Sleep Summit - Sleep in Women" decorre nos próximos dias 16 a 19 de maio, na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.
A ssociação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC) foi convidada a estar presente durante todo o evento, com enfoque na sessão de abertura e de encerramento, estando a APTEC representada pelo Núcleo de Estudos em Fisiopatologia Respiratória e Sono (NEFiRS).
Informamos que os associados com quotas atualizadas beneficiam de inscrição a preço de estudante, sendo que para tal deverão manifestar a sua vontade para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .associativas,

Como sabe, a 31 de março comemora-se a escritura oficial da Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC). Neste ano celebrou-se mais um aniversário de vida da nossa associação. Parabéns, APTEC!

Findo o ano comemorativo do 30° aniversário da APTEC, o balanço foi positivo e marcante.                                                                                                                                                                                Neste enquadramento, a Direção Nacional desenvolveu vários projetos de comemoração e aproximação a cada um dos seus associados - sessões evocativas (Sala Museu no 22.º Congresso Português de Cardiopneumologia), linha gráfica própria, revitalização de eventos marcantes (Sessões Técnico-Científicas da Noite em Cardiopneumologia), inquéritos, entre demais atividades. Em todos estes momentos, a vitalidade dos associados foi decisiva!

A história da APTEC é construída diariamente, em cada ação dos seus associados. Todos os dias somos desafiados a trabalhar em prol da excelência dos Cardiopneumologistas, promovendo a profissão e cultura técnico-científica.

Celebrado o 31.º aniversário da APTEC, novos desafios surgem! Contamos consigo!

Saudações associativas.


                                                                                                                                                                               logo 30 anos

                                  

Política Transparência - Ofícios Direção Nacional

A Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas frequentemente emite ofícios em matérias relacionadas com a formação, prática e reconhecimento sócio-profissional dos Cardiopneumologistas.

Lamentavelmente até ao momento as entidades não são céleres nas respostas, mesmo após insistência nossa.

Mantendo a política de transparência, caso queira reler os ofícios partilhados e adicionar informação pertinente aos mesmos, consulte:https://aptec.pt/iniciativas.html.

Entre em contacto por Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

                                                                                                                                                                                                   ofcios dn aptec 2018

 

 

Caros Associados,

Informamos que poderão contactar-nos através das seguintes vias:
Telefone:    214 120 733 
Telemóvel:  964 147 758 
Morada: Rua Rodrigues Sampaio, nº 30C – 5º Esq., 1150-280 Lisboa 
Horário de funcionamento administrativo 11:00 às 13:00                                                                                                                                                                                                                                      Estaremos disponíveis a qualquer momento através do e-mail: geral@aptec.pt                                                                                                                                                                            

 

Mais Informações

Estatística

HojeHoje6
OntemOntem90
Esta SemanaEsta Semana211
Este MêsEste Mês1263
TotalTotal285523

Quem está Online

Temos 27 visitantes em linha