23ºCongresso Português de Cardiopneumologia

congresso-cardiopneumologia---cartaz-email

                    Site

Início Notícias 6 de maio - Dia Mundial do Perfusionista
6 de maio - Dia Mundial do Perfusionista PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 06 Novembro 2018 13:31

"Há 65 anos, no dia 6 de maio de 1953, o cirurgião cardíaco John Gibbon Jr. revolucionaría para sempre a cirurgia cardíaca, ao usar pela primeira vez com sucesso a máquina de circulação extracorporal por ele desenvolvida nos anos anteriores, à qual chamaram máquina coração-pulmão. Este facto marcaría o início de uma nova era na cirurgia cardíaca!

Graças a Gibbon e toda a sua equipa, foi possível em mais de 60 anos realizar milhões de cirurgias cardíacas em segurança, salvando a vida de milhões de pacientes em todo o mundo.

Enquanto John Gibbon realizava a cirurgia, a sua mulher Mary Gibbon, que também participou em todo o processo de desenvolvimento da máquina de circulação extracorporal, encarregava-se da preparação do circuito e incluindo o seu complexo manuseamento durante toda a cirurgia. Criava-se assim uma nova técnica denominada de Circulação Extracorporal, ou Perfusão Cardiovascular. Por conseguinte, internacionalmente surgiu nessa data uma nova denominação profissional - Perfusionista.

É devido a esta sequência de acontecimentos que hoje, dia 6 de maio, é o dia mundial do Perfusionista, integrado na sua semana mundial dedicada.

A Perfusão Cardiovascular é uma das áreas de atuação dos Cardiopneumologistas, com uma intervenção preponderante nos dias de hoje não só na cirurgia cardíaca, como também em técnicas como o Extracorporeal Membrane Oxigenation (ECMO), assistências cardiocirculatórias e respiratórias, re-aproveitamento sanguíneo peri-operatório, perfusão regional em oncologia, doação e preservação de órgãos em assistolia, CEC em procedimentos não cardíacos, entre outros."

Saudações Associativas,
Núcleo de Estudos em Perfusão Cardiovascular - APTEC